Desenvolvimento Pessoal e Profissional

A Verdes Mares, empresa de transporte urbano e fretamento de ônibus oportuniza cursos de capacitação, promovidos por sua equipe de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho e também em parcerias com instituições de qualidade reconhecida. O objetivo destas ações é oferecer aos seus colaboradores e dependentes diretos, benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Convênio com o CEJA

A Verdes Mares mantêm convênio com o Ceja (Centro de Educação para Jovens e Adultos). Os colaboradores recebem um subsídio de 50% da mensalidade para conclusão do ensino fundamental (1º grau) e/ou ensino médio (2º grau).

Atualização Profissional

No retorno das férias, os dois primeiros dias são reservados para atualização dos profissionais motoristas e dos cargos de supervisão. Durante 16 horas, são abordados os seguintes temas: Qualidade de vida, Bilhetagem automática e SAC, Atendimento ao clientes, Direção defensiva/preventiva e econômica, legislação de trânsito, Ergonomia, Diagnóstico de falhas de veículos rodoviários (prática) e Orçamento Pessoal e Familiar.

 

Integração Profissional

Os novos funcionários são recebidos de forma especial. Eles participam do processo de integração profissional, organizado pelo departamento de Recursos Humanos, com a participação dos setores pertinentes. Durante três dias, sendo um dia e meio para todos os cargos, incluindo os motoristas (12 horas), e mais um dia e meio só para motoristas (12 horas), num total de 24 horas, os profissionais participam das seguintes etapas:

Primeira etapa (para todos os cargos)

  • Apresentação Institucional e Trabalho em Equipe;
  • Responsabilidade Social;
  • Procedimentos de Segurança; Qualidade;
  • Programa de Benefícios; Sistema Operacional;
  • Bilhetagem Automática e Aspectos Legais do Vale Transporte;
  • Orçamento pessoal e familiar;
  • Programa Qualidade de Vida.

Na segunda etapa (só para Motoristas e para os cargos de supervisão)

  • Legislação de Trânsito;
  • Normas e Procedimentos Internos e Direção Defensiva e Preventiva;
  • Aspectos Legais do Transporte;
  • Procedimentos para Motoristas e Direção Econômica.

Como complemento dos temas, também é feita uma parte prática de direção defensiva/preventiva, direção econômica e mecânica básica.

Os instrutores são das diversas áreas da empresa de acordo com o tema abordado, porém, a área de Recursos Humanos fica responsável pela organização dos eventos, orientação e acompanhamento dos instrutores. A Integração ocorre 02 vezes por mês, com datas já estabelecidas no início de cada ano.

Escola para motoristas (Projeto Novos Talentos)

Teve início em novembro de 2008, com o objetivo de capacitar profissionais já possuam carteira de habilitação nas categorias D e E para o cargo de motorista. Com o formato de uma escola, o projeto possibilita aos participantes maior conhecimento sobre a empresa, noções de cidadania, relações interpessoais, comunicação, trabalho em equipe, atendimento ao cliente e qualidade de vida, além do aprimoramento prático da habilidade de dirigir, com base na direção defensiva/preventiva, direção econômica e legislação de trânsito.

No total, são 44 horas/aula, divididas em:

20 h – aula teórica
04 h – aula prática de mecânica básica (funcionamento e manutenção do veículo)
20 h – aula prática de volante

Voltar